A biodiversidade do Semiárido é fonte de inspiração, saberes e cores que expressam nossa identidade. Nessa grande trama, as mulheres do “Grupo Arte em Pintura” da comunidade de Areias, localizada no município de Ipueiras representam e preservam essa pluralidade e diversidade do território, seja nos quintais produtivos agroecológicos ou nos ateliês de suas casas. No bordar das linhas e pincelar das cores elas unem o feminismo, a natureza e a história da comunidade onde residem para o desenvolvimento de artesanato. Tendo iniciado suas atividades no ano de 2017, o grupo desenvolve trabalhos manuais na produção de toalhas de mesa, panos de pratos e roupas de cama. A atividade artesanal é comercializada em feiras municipais e eventos no estado. Porém a falta de valorização dessa arte ainda se torna um empecilho para o desenvolvimento e arrecadação de materiais para a produção.
Todas as mulheres do grupo conquistaram o Projeto Paulo Freire (SDA/FIDA) no ano de 2018, a partir da assessoria técnica que faz o acompanhamento dessas mulheres, o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) tomou conhecimento da existência desse grupo e passou a integrar dentro dos planos de investimento as atividades produtivas artesanais do grupo. Além das tecnologias sociais para convivência com o Semiárido que estão sendo implantadas nos quintais das agricultoras, o plano de investimento irá contemplar a atividade artesanal das mulheres, por meio da aquisição de máquinas de costura, utensílios para produção e matéria prima que potencializaram suas atividades com o artesanato.
“Essa inclusão dos projetos vai fazer muito bem para nosso grupo, esse trabalho tem grande importância para mim, nos une e nos fortalece”, diz Ivonete Lira, integrante do grupo. Além dessa ação, as mulheres do grupo também irão participar de formações voltadas para arte e comunicação potencializando a comercialização e atravessamento do mesmo em mercados, feiras e exposições. A ação é executada pelo #IAC por meio do Projeto Paulo Freire em parceria com o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola e o Governo do Estado do Ceará.
➡ Quer ficar por dentro das nossas ações? Acesse nosso instagram e partilhe a agroecologia para outras pessoas!