Comunidades de 06 municípios do território Sobral II, atendidas pelo Instituto Antônio Conselheiro receberão assessoria técnica pelo Projeto Paulo Freire
À sombra de árvores e um pequeno alpendre foi o espaço onde a comunidade Santa Luzia, no município de Ipu, nos recebeu em clima de muita animação, hospitalidade, expectativa e curiosidade. Cerca de 42 pessoas, entre mulheres, homens, jovens e idosos trouxeram suas vivências e saberes para dialogar com a equipe do Instituto Antônio Conselheiro (IAC).
Com toda essa recepção, nossa equipe teve a missão de fazer uma apresentação sobre o IAC e uma explanação das linhas de atuação do Projeto Paulo Freire, como a assessoria técnica e os planos de investimentos, que têm o objetivo de fortalecer os grupos de interesses nas atividades produtivas.
Após essa conversa, foi a vez da comunidade nos apresentar suas potencialidades. Iniciou-se pelo grupo de mulheres, na área onde já definiram para desenvolver o plano produtivo para fortalecer a produção de alimentos nos Quintais Produtivos.
Outro grupo que já demonstrou muito interesse nas atividades do projeto Paulo Freire é o que quer investir e aumentar a produção em fruticultura.
Após esse primeiro contato, as famílias passarão por oficinas de construção coletiva dos planos de investimentos e de assessoria técnica.
As equipes do IAC estão realizando as atividades de cadastramento, diagnóstico rural participativo e a mobilização das famílias para participarem ativamente da elaboração e execução dos planos de investimentos.
O Instituto Antônio Conselheiro está presente em 6 municípios do território Sobral II, área de atuação do Projeto Paulo Freire, no Semiárido cearense.