Grupo de pedreiros participa da formação de reciclagem em Quixeramobim (CE)
Pensando em manter sempre uma boa qualidade na implementação das tecnologias sociais no semiárido, como a construção das cisternas de placas, o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) realizou no mês de maio deste ano um encontro formativo dentro das ações do P1MC para reciclagem de pedreiros da região do Sertão Central. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras familiares de Quixeramobim, no período de 22 a 27, no referido município.
Nestes 15 anos de atuação no Ceará, o IAC vem mudando realidades por meio de ações de valorização da convivência com o semiárido nos municípios assistidos pela instituição no estado. Dentre essas ações, a construção de cisternas de placas.
Com capacidade média de 16 mil litros d’agua, os reservatórios não guardam somente água para o consumo ou produção, mas também os desejos de viver bem no campo para todos e todas beneficiadas pelos projetos, como Programa de Cisternas de Placa e Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
Mas não é só o simples fato de construir cisternas, pois o processo envolve a família no bom uso e sustentável da água. Além de receber informações e formação, as famílias também participam diretamente do processo de construção. E outro diferencial nesses projetos é a mão de obra local. Os pedreiros e pedreiras, artistas que dão forma a essa tecnologia social, são pessoas geralmente das próprias comunidades ou circunvizinhas.
Para conhecer mais as linhas de atuação do IAC com cisternas, acesse os links abaixo:
Programa de Cisternas de Placa: http://www.iacceara.com.br/projetos/programa-de-cisternas-de-placas-para-o-consumo-humano
Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2): http://www.iacceara.com.br/projetos/programa-uma-terra-e-duas-aguas-p1-2-mds-asa