No período de 10 a 18 de junho de 2021, o Instituto Antônio Conselheiro (IAC) através do Projeto Paulo Freire (FIDA/SDA), desenvolveu as embalagens dos produtos agroecológicos dos/as feirantes acompanhados pelo o IAC através do projeto dos municípios de Ipu, Ipueiras, Reriutaba, Varjota e Hidrolândia, localizados no estado do Ceará. Desde a letra, a escolha das cores e as mensagens de afeto e resistência, esse processo foi semeado nos corações e mentes criativas de agricultoras e agricultores desde o início do projeto no ano de 2017.Foi a partir da iniciativa da Feira Agroecológica Virtual do Ipu que a construção dessas embalagens iniciou. O acompanhamento das famílias, a organização, a seleção e a sistematização dos dados se deu a partir do trabalho da assessoria técnica do IAC no projeto. A variedade de produtos com novas embalagens traduz a pluralidade do território, alguns destes produtos são: óleo de coco babaçu, cacau em pó, molho de pimenta, doces de mamão, vassouras, cestas de cipó, gergelim, etc.
Manjari Ikeda, técnica e assessora social que acompanha os municípios no âmbito das Feiras Agroecológicas, destaca que a força da agricultura de base agroecológica contribui com a renda e a proteção da biodiversidade, “Desenvolvemos ao longo do Projeto a agroecologia no território. Esse processo se inicia a partir de um olhar cuidadoso e interativo sobre as relações de gênero, geração, cultivo e sabedoria ancestral que se mantém na memória e nos quintais de produtores familiares. O mapeamento e potencialização dessa produção resgata e fortalece o cultivo de alimentos tradicionais não encontrados no mercado convencional. Celebramos hoje a chegada de produtos que retratam a nossa raiz cultural alimentar, ao mesmo tempo em que fortalece a renda e autonomia das famílias rurais, chegando ao consumidor por um preço justo, livre de exploração humana e ambiental”, comenta Manjari.
A assessoria técnica e a comunicação popular são aliados importantes para a construção da agroecologia e da socioeconomia solidária nos territórios, quando um coletivo de pessoas e organizações aprendem compartilhando seus conhecimentos de forma solidária, o resultado é de encher os olhos de esperança. E é com esse sentimento que o IAC compartilha o resultado de um trabalho coletivo que vem sendo tecido desde o primeiro contato com as famílias agricultoras. Hoje (25) todos esses produtos estarão presentes no Quiosque Agroecológico do projeto Saberes do Semiárido, uma realização do CETRA juntamente com o AKSAAM e financiamento do FIDA em parceria com o IAC. O Quiosque fica aberto para compras presenciais das 16h às 19h. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório. O endereço é Parque da Cidade, Quiosque 4 (rua Dep. Raimundo Andrade, Campos dos Velhos, Sobral).
O Projeto Paulo Freire é executado pelo IAC em parceria com a Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no território de SOBRAL 2 em comunidades rurais dos municípios de Ipueiras, Ipu, Reriutaba, Pires Ferreira, Hidrolândia e Varjota.