Plantar agroecologia é uma ação de resistência e sabedoria com o mundo, caminhar ao lado dos povos do Semiárido cearense plantando-a é contribuir com ações que semeiem direitos, valorizem os saberes ancestrais, as relações igualitárias de gênero e geração e a proteção da biodiversidade.
A trajetória de trabalho e luta do Instituto Antônio Conselheiro (IAC) ao longo dos últimos 20 anos no estado do Ceará, tem sido ao lado de pessoas que acreditam na agroecologia como projeto de vida, garantia de direitos, preservação da história e da cultura popular cearense. Inspirando-se em Antônio Conselheiro, mestre símbolo de fé e força da população camponesa do nordeste, o IAC segue dando continuidade ao seu projeto de Conselheiro em plantar, colher e multiplicar as sementes da agroecologia, da justiça social, dos saberes ancestrais, do direito a terra e a água como garantia essenciais à vida e a convivência com o Semiárido.
No dia 6 de fevereiro de 2021 o IAC completa 20 anos de trabalho, ensinamentos e resistências lado a lado com os povos do Semiárido, uma trajetória de muitos corações e forças que se uniram em defesa das florestas, das águas e das terras na luta por um Semiárido Vivo! A todas as pessoas, entidades, organizações da sociedade civil que atravessaram com luz e alegria essa caminhada, gostaríamos de estender nosso abraço e agradecer pela parceria. Os desafios ainda continuam, mas juntas e juntos somos mais fortes e continuaremos firmando nosso compromisso de “Plantar Agroecologia e Cultivar Territórios de Saberes” para o bem viver dos povos do Semiárido Cearense.