É com grande alegria que nós do Instituto Antônio Conselheiro (IAC) juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) comunicamos que a ação emergencial “Cuidar da Vida no Semiárido” será refinanciada pela FIOCRUZ por mais 3 meses. A Fiocruz selecionou 26 projetos entre os aprovados na Chamada Pública de Enfrentamento ao COVID-19 junto a Populações Vulneráveis para terem seus projetos refinanciados, a qual a ação emergencial “Cuidar da Vida no Semiárido” foi selecionada.
O PROJETO
Durante 90 dias neste ano de 2020, estivemos tecendo essa ação ao lado de 200 famílias agricultoras dos municípios de Quixeramobim e Quixadá, aproximadamente 800 pessoas que assim como nós, cultivam saberes, semeiam o bem viver, a saúde e a agroecologia no Semiárido cearense. O projeto, entre os meses de junho a outubro de 2020, realizou ações de comunicação para prevenção, combate e superação a problemas sanitários e socioeconômicos causados pela pandemia em 39 comunidades rurais dos municípios citados acima. A ação foi desenvolvida através da cooperação e articulação com a FIOCRUZ Ceará, sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores rurais de Quixadá e Quixeramobim, universidades, profissionais da saúde, coletivos e associações comunitárias.
O Projeto dará continuidade às atividades a partir do início de 2021 no campo da educação em seu espectro mais amplo: educação popular, educação em saúde, comunicação educativa e contextualizada à realidade das famílias rurais.