No dia 03 de junho de 2022, a equipe do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), juntamente com feirantes, agricultoras e agricultores, lideranças comunitárias, sindicais e de movimentos sociais celebraram os 7 anos de existência da Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro no município de Quixeramobim, Ceará.
A celebração foi uma mistura de aniversário e arraiá agroecológico. Além de muita animação com forró pé de serra, foi realizado um banquetaço organizado pelos próprios feirantes e pela equipe técnica do IAC, esse momento representou a diversidade da produção e a cultura alimentar do território. Foi realizado o lançamento do catálogo “Saberes e Sabores das Guardiãs da Biodiversidade” uma publicação que reúne a riqueza de 10 experiências de comercialização feita por mulheres feirantes, agricultoras, quebradeiras de coco babaçu, pescadoras e artesãs da palha de carnaúba de comunidades tradicionais do Ceará acompanhadas pelo IAC.
A feira é um espaço que não se restringe somente à comercialização de alimentos dos quintais agroecológicos, mas também traz e fortalece a missão de Antônio Conselheiro que em sua trajetória lutou pela soberania popular. Quando falamos em soberania, falamos também sobre alimentação saudável, justa e transformadora. A missão de Conselheiro se faz presente em nosso tempo através dos povos do Semiárido que todos os dias constroem um novo mundo através da agroecologia.
O Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro também expressa a cultura alimentar do Sertão Central, reunindo campo e cidade, promovendo a comercialização solidária, representando um importante espaço de socialização e fortalecimento comunitário, da agroecologia e da socioeconomia solidária. Além de permitir traçar ações de enfrentamento às dificuldades coletivas vividas pelas agricultoras e pelos agricultores.
Fundada no dia 6 de junho de 2015, a Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro reúne 15 feirantes de diferentes municípios do Sertão Central: Quixadá, Choró, Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama. A feira desde seu nascimento acontece mensalmente, toda primeira sexta, no período de 16h às 18h em frente a sede do IAC, localizado na Rua Desembargador Américo Militão, número 410.