Hoje, 28 de julho, é o Dia do Agricultor e da Agricultora. Agricultoras e agricultores produzem 70% dos alimentos que comemos segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), esses povos garantem uma alimentação saudável, de base agroecológica e alimentam o planeta.
São as famílias produtoras rurais que estão garantindo alimentos saudáveis e de qualidade nas nossas mesas, alimentando o campo e as cidades.
O trabalho cotidiano dessas famílias é fundamental para a preservação da vida no nosso planeta. Para a ONU, a agricultura familiar é um passaporte para erradicar a fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável. A reconstrução do nosso país também passa pelo apoio à agricultura familiar.
Pensar e celebrar as pessoas e suas lutas que constroem esse movimento, significa pensar em como podemos fortalecer ações para um Brasil mais agroecológico, com acesso à terra, água, educação no campo, assim como outras políticas públicas fundamentais para uma vida digna. É urgente a necessidade da continuidade da agricultura familiar para o fortalecimento da nossa biodiversidade, saúde e segurança alimentar.
Viva a agricultura familiar!
Viva a agroecologia!
Avante na luta e na resistência dos povos do campo!