A publicação Inovando em Agroecologia que busca incentivar a circulação de conhecimentos úteis para agricultores e agricultoras familiares, facilitando o acesso a saberes, boas práticas e experiências inovadoras no meio rural do Sertão Central.
O caderno "Comida de Verdade feita por Mulheres: Boas Práticas no Beneficiamento de Alimentos" tem o objetivo de orientar as mulheres sobre boas práticas na fabricação de alimentos, tipos de contaminação e qualidade da água. O conteúdo foi elaborado por uma nutricionista em diálogo com a equipe do IAC. Para o delineamento da proposta foram realizadas reuniões virtuais com a consultora com finalidade de contextualizar os espaços das mulheres participantes do projeto em seus territórios.
O Catálogo Saberes e Sabores das Mulheres Guardiãs da Biodiversidade compreende um catálogo de produtos sistematizado pela equipe do projeto Guardiãs da Biodiversidade com apoio da equipe de assessoria técnica do Instituto Antônio Conselheiro (IAC) que acompanham as mulheres cadastradas no projeto Paulo Freire. Foram identificadas 10 mulheres beneficiárias do projeto que já comercializam seus produtos, seja na comunidade, seja em feiras, todavia, o objetivo desse catálogo é dar visibilidade a essa produção dos quintais, do artesanato, do pescado e do extrativismo.
Costurando ancestralidade, agroecologia e convivência com o Semiárido, 15 mulheres do Quilombo Mearim, em Quixeramobim, Ceará, implementaram, em 2023, um sistema agroflorestal com mais de 264 plantas em uma área de 0,5 hectare. A publicação "Mulheres Liderando a Ação Climática" sistematiza todos os processos de mobilização e capacitações por meio do programa de formação para mulheres rurais multiplicadoras em agroecologia, executado no âmbito do Projeto Mulheres Liderando a Ação Climática, realizado do IAC e do Centro e do Centro de Estudos Brasileiro da Universidade de San Diego na Califórnia.
Redação: Jardenes de Matos e João Caetano
Revisão: Alineaurea Florentino Silva (Embrapa Semiárido)
Fotografia: Tarcísio de Almeida Coelho Filho e João Caetano